De acordo com a história, terá sido no Porto que pela primeira vez se ergueu uma Árvore de Natal no país.
Aconteceu no antigo Palácio de Cristal, em 1865, durante a exposição internacional, sendo que esta foi também a primeira exposição internacional da Península Ibérica.
Diz a lenda que foi escolhida como símbolo de natal pela sua forma triangular, que na tradição cristã representa a Santíssima Trindade : Pai, Filho e Espirito Santo
A Arvore de Natal ou Pinheiro de Natal é conhecida no formato actual desde o Sec.XVI. Apareceu na Alemanha onde decoravam pequenos pinheiros com papéis coloridos frutas e doces. A tradição espalhou-se por toda a europa e chegou aos EUA em 1800.
O presépio é tradição na casa dos portuenses cristãos. Há registos de presépios desde no Séc. XIII , criado por S. Francisco de Assis em 1223, numa gruta em Assis, e a sua forma actual remonta ao Séc. XVI. Normalmente montado ao pé da arvore de natal e dos presentes, recria o nascimento de Jesus num estábulo.
O Natal é uma época mágica para visitar o Porto, uma cidade repleta de tradições e maravilhas artesanais, deliciosos vinhos tradicionais, e apreciar a atmosfera festiva.
Na véspera de Natal, a família portuense junta-se à volta do Pinheiro de Natal e do presépio.
Comments are closed here.