Um passeio pelas ruas do Porto, mesmo para quem conhece a cidade, revela sempre detalhes surpreendentes. Olhar com mais atenção para as portas dos edifícios mais antigos pode dar a conhecer uma arte quase esquecida: os batentes das portas.
Antes da invenção das campainhas, as visitas faziam-se anunciar batendo às portas. Para que o som fosse audível e os visitantes não magoassem as mãos, foi necessário criar um acessório colocado na própria porta. Os batentes são, muitas vezes, autênticas obras de arte, representando mãos, flores e até animais. Usando materiais como bronze, ferro ou latão, os batentes foram bastante populares durante o século XIX e início do século XX.
As campainhas e as portas de alumínio tornaram este objeto quase desnecessário, mas há ainda muitas casas que não abdicam de ter batentes, mesmo que já não sejam usados.
O autor da página Porto a Penantes percorreu vários pontos da cidade e fotografou alguns dos exemplares mais originais: da Foz até à Baixa, passando pela zona histórica, são muitos os batentes que ornamentam as portas da cidade.
Quando passear pelo porto, vale a pena passar algum tempo a descobrir estes pequenos detalhes.
Comments are closed here.