Avenida dos Aliados – A sala de visitas do Porto

Avenida dos Aliados – A sala de visitas do Porto

É o coração da cidade, onde se recebem chefes de Estado, celebram vitórias e se assinalam datas importantes, como a Passagem de Ano ou o São João.

Na verdade, o espaço que é vulgarmente designado como Avenida dos Aliados, inclui também a Praça da Liberdade  (a sul) e a Praça do General Humberto Delgado, do lado norte, onde se situa o edifício da Câmara Municipal. A localização central e as suas dimensões permitem acolher milhares de pessoas, sendo por isso o local escolhido para assinalar os grandes momentos da vida da cidade.

O granito predomina nos edifícios, muitos deles verdadeiras obras de arte construídas durante um período áureo para o Porto. Os planos para fazer deste local uma praça pública remontam ao século XVII, mas seriam precisos vários anos até que as obras avançassem. Os campos agrícolas deram lugar a arruamentos mais modernos, mas seria preciso esperar pelo século XIX para que este lugar se tornasse no centro político, económico e social da cidade. Cafés e botequins ocupavam um espaço que mais tarde viria a ser de bancos e escritórios e que hoje, para além de esplanadas e restaurantes, acolhe também hotéis e lojas, bem como estátuas e esculturas que contrastam com o espelho de água e calçada em granito, de construção mais recente.

As obras da avenida tiveram início em 1916, com a demolição do anterior edifício dos Paços do Concelho. A nova Câmara Municipal resulta de um projeto do arquiteto Correia da Silva datado de 1920, mas as instalações só ficariam concluídas nos anos 50.

Já no século XXI, e devido à construção de uma estação de metro nos Aliados, o espaço viria novamente a ser requalificado, num projeto dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura.

 

(Visited 2.035 times, 1 visits today)
3 Março, 2017 / ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
No images found!
Try some other hashtag or username
Subscreva a nossa newsletter!