A inspiração veio do croque-monsieur, mas o molho inventado num restaurante do Porto e os ingredientes portugueses deram-lhe um sabor único. É um dos pratos típicos do Porto, ideal para os dias e noites mais frios. Eis uma receita simples para fazer quando regressar a casa e sentir saudades do Porto.
Molho:
1 Cerveja
1 cubo de Caldo de Carne
1 Folha de Louro
1 Colher de sopa de margarina
1 Cálice de brandy ou vinho do porto
1 Colher de sopa de farinha de amido de milho
2 Colheres de sopa de polpa de tomate
1 dl de leite
Piripiri q.b.
Modo de preparação
Dissolva bem a farinha com o leite e adicione os restantes ingredientes. Com a varinha mágica triture o preparado. Leve ao lume até ferver e engrossar um pouco mexendo sempre para não pegar.
Sande:
4 fatias de Pão de forma (sem côdea)
2 bifes
2 salsichas
2 linguiças
2 fatias de queijo
2 fatias de fiambre
Tempere as bifanas com sal e pimenta e grelhe-as. Grelhe também a salsicha e a linguiça. Torre ligeiramente as fatias de pão de forma. Num prato que possa ir ao forno coloque 1 fatia de pão de forma, o bife, sobre esta a salsicha ao meio no comprimento e na largura, a fatia de fiambre e a linguiça cortada como a salsicha. Tape com a outra fatia de pão de forma e coloque sobre esta 1 fatia de queijo. Depois de montadas as francesinhas, coloque sobre elas o molho bem quente e leve ao forno previamente aquecido para derreter o queijo.
Comments are closed here.