Neste Novo ano de 2019, em que se comemora os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação, resolvi apresentar um prato de cozinha de fusão.
O prato que vos trago nesta edição é uma mistura de amores. Vivo em Espinho terra de excelente peixe desde o Robalo, Sardinha, Carapau, etc.
O Robalo fresco capturado em águas como as portuguesas, possui a gordura exata, textura perfeita e um sabor inconfundível. Ao magnífico peixe juntamos o Açafrão,
O açafrão é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus, e foi trazido para a Europa pelos portugueses e hoje faz parte da chamada e reconhecida, Cozinha Mediterrânica.
O molho fricassé tem por base o limão e as gemas que serve precisamente para engrossar o caldo onde é confecionado o peixe.
Robalo de Fricassé
4 tranches de Robalo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite q.b.
Sal
Pimenta preta
50 ml de vinho branco
250 ml de água
1 gema de ovo
Sumo de 1 limão
1 colher de café de açafrão das Índias
Salsa picada
Num tacho alourar a cebola e os alhos picados em azeite. Dispor as tranches de Robalo sobre a cebola e temperar com sal e pimenta. Adicionar o vinho branco e deixar refogar por uns minutos. Juntar a água, retificar os temperos e tapar o tacho. Apurar por uns quinze minutos ou até o Robalo estar cozido.
Numa taça mistura-se a gema de ovo com o sumo de limão e o açafrão das Índias. Logo que o Robalo esteja cozido, retira-se do tacho e ao molho junta-se a mistura de ovo e limão. Mexe-se bem, volta a pôr-se o Robalo no tacho e polvilha-se com a salsa picada.
Servir com puré de batata ou batata cozida.