Nicolau Nasoni -A grande influência arquitetónica portuense

Nicolau Nasoni -A grande influência arquitetónica portuense

Reinou aqui por mais de 30 anos o arquiteto-pintor Nicolau Nasoni como uma espécie de rei das artes, efetivamente sem rivais.

 Chegou em 1725, com a idade de 34 anos (pois nasceu na Toscana em 1691), vindo de Valeta, da Ilha de Malta, onde trabalhara por alguns poucos anos para o grão-mestre português D. António Manuel de Vilhena.

A sua grande obra de Malta, foi a pintura dos corredores do palácio dos grão-mestres em Valeta, nos quais revelou o estilo que iria depois traduzir para o granito do Porto, em obras como a Sé, os Clérigos e a Igreja da Misericórdia. Roque de Távora, irmão do deão do cabido do Porto, terá recomendado Nasoni, por causa da sua espetacular capacidade de trabalhar.

 Nasoni, deu ao Porto aquela grandeza urbana, que nasce da posse de palácios e templos, conventos e casas nobres em grande escala, identificados com um génio artístico de primeira qualidade. E, no caso do grande artista portuense, esta distinção não se limita ao campo da arquitetura. Manifestou-se também na pintura, na escultura, tanto em pedra como na talha, na ourivesaria, no ferro forjado, para citar apenas alguns aspetos do génio do homem extraordinário, que enobreceu plasticamente a cidade do Porto.

 

Artigo retirado da revista “O Tripeiro”, nº7, Julho 1996, VI série, Ano VI

 

(Visited 1.723 times, 2 visits today)
18 Abril, 2018 / ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
No images found!
Try some other hashtag or username
Subscreva a nossa newsletter!